HEALTH & FIT: ALIMENTOS INTEGRAIS – Blog da Dominique do Valle
BELEZA E CUIDADOS

HEALTH & FIT: ALIMENTOS INTEGRAIS

Olá, gatas garotas!!

Trouxe uma novidadinha maravilhosa! Agora teremos um nutricionista colaborador aqui no CDC. Assim as informações sobre “health & fit” serão transmitidas com mais seriedade e confiança para vocês. Não é o máximo?! Esta parceria foi fechada especialmente para minhas leitoras. <3

O querido Tainã Valério será um colaborador e promete trazer assuntos atuais e desvendará esse mundo fit, por aqui. Ele é nutricionista certificado e atua em consultório de nutrição clínica e esportiva. Após esta breve apresentação e dada a novidade, vamos à primeira matéria dele:

#PapoDeNutri

ALIMENTOS INTEGRAIS: DEVO CONSUMIR?

Muitas vezes em meu consultório, recebo clientes que não conseguem se adaptar a uma dieta low carb, e muitos preferem a morte a largar o pão, a massa e o arroz. Nestes casos gosto de realizar algumas alterações não só na quantidade, mas também na qualidade destes carboidratos.

Então surge uma questão: Por que consumir os alimentos integrais?

Por exemplo, imaginem que vocês estão entrando em uma loja de cosméticos para comprar uma base. Vocês solicitam o produto à vendedora e ela oferece dois produtos distintos, um é uma base comum, com qualidade duvidosa e com uma cobertura razoável. O outro é de uma marca reconhecida internacionalmente, com ótima cobertura da pele, filtro solar e anti aging. Fica fácil escolher, né?

Os alimentos integrais seriam este segundo produto, pois eles não perderam as fibras, os antioxidantes, os minerais e outros compostos benéficos à saúde durante o processo de refinamento. Estudos demonstram que pessoas que costumam ingerir grãos integrais têm 20 a 40% menos riscos de cardiopatia e derrame, eu ainda me atrevo a acrescentar que surge uma melhora no funcionamento intestinal (auxiliando nos casos de prisão de ventre), redução do índice glicêmico e da absorção de lipídios da dieta.

Quem não está habituado aos alimentos integrais, pode começar aos poucos, substituindo o pão francês por integral (sempre prefira os produtos que tiverem farinha de trigo integral em primeiro lugar na lista de ingredientes), depois o arroz branco, a massa, os biscoitos, e vá aos poucos conhecendo esse mundo cheio de opções, benefícios e sabores.

tai-valerio

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#PapoDeBlogueira

Sem dúvidas estas são ótimas dicas para o início de uma reeducação alimentar. Há pouco mais de um ano eu nem pensava em ingerir os alimentos que hoje adotei para minha alimentação. A palavra da mudança é SUBSTITUIÇÃO, como bem diz a Bela Gil! Hehe. Permita-se novos sabores!

A alimentação low carb faz parte da minha rotina, o que não é novidade, o que nem todos sabem é do que se trata. Pois bem, low carb nada mais é do que uma alimentação baseada em um baixo consumo de itens que contenham carboidratos, principalmente os vazios (aqueles que não são integrais).


Gostaram da leitura, meninas? Caso reste alguma dúvida, comente! Não esqueça de deixar sugestões para a próxima matéria sobre nutrição.

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