CORES PANTONE 2016 – Blog da Dominique do Valle
MODA

CORES PANTONE 2016

Ops! :(

Olá meninas! Muitas de vocês já devem ter ouvido falar na Pantone ou Instituto Pantone, empresa norte-americana mundialmente famosa por sua extensa escala de cores que, desde 2000, ficou conhecida por ditar a cor do ano. Esta escolha de cores sempre acaba se tornando referência para a indústria da moda, artistas, designers e estilistas do mundo todo.

Ops! :(

Ops! :(

“Juntas, Rose Quartz e Serenity demonstram um equilíbrio inerente entre um rosa quente acolhedor e um azul mais suave, refletindo uma conexão e bem estar bem como uma senso de ordem e paz”, afirma o Instituto Pantone.

No ano passado, a cor eleita pela Pantone como a cor de de 2015 foi Marsala, um vinho marrom avermelhado e naturalmente robusto. O que de fato acabou ganhando maior proporção no inverno. Neste ano, segundo tendências, o Serenity promete substituir o marrom do inverno. A intenção da empresa é deixar este ano mais leve, já que 2015 foi marcado por caos e conflitos.

Ops! :(

A grande empresa ditadora das cores já notou resultados desta escolha em ação. Essas duas cores já têm dominado as maquiagens, vestuário e decoração deste ano. Entretanto, não podemos afirmar se isso é pq as cores agradaram mesmo ou se é pq as duas cores lançadas juntas pela Pantone surpreendeu o mercado.

Ops! :(

Ops! :(

Ops! :(Ops! :(

Ops! :(

 

O Rose Quartz é um “tom delicado que transmite compaixão e compostura”, como explica o instituto. O Serenity é arejado e relembra “o céu azul”, dando a sensação de uma pausa no tempo e “relaxamento mesmo em tempos conturbados”, continua o texto da Pantone.

A escolha das cores já vem influenciando de forma positiva e propagando os significados de cada cor, principalmente na hora da escolha do vestido das madrinhas. Meu casamento foi há pouco e escolhi um dos tons da Rose Quartzo para minhas madrinhas. Elas adoraram. Como o lançamento é recente, foi difícil elas acharem vestidos no tom escolhido. Mas, tudo teve um final feliz. Vamos conferir:

Ops! :(

 

Ops! :(

Ops! :(

Ao que tudo indica, a escolha das duas cores é em prol da igualdade de gêneros. A vice-presidente da Pantone, Laurie Pressmas, afirma que a seleção reflete as recentes discussões sobre igualdades de gênero e coincide com “movimentos sociais a favor da igualdade e fluidez”, ao misturar as cores tipicamente associadas a cada sexo.

Todo esse processo de escolha de cores é bem complexo. É com base em estudos das cores, seus significados e efeitos.

Muito curioso é o motivo pelo qual a Pantone iniciou. Nada tinha a ver com moda ou tendência de cores. Na verdade, havia uma grande necessidade de uma fidelização de cores nos projetos dos designers e artistas que, por vezes, tinham seus rascunhos modificados, já que as cores não eram “demarcadas”.

Entenda, se a Pantone só lançasse a cor “Rose Quartz” sem um número na escala das cores, ela facilmente seria confundida com um rosa “claro” ou rosa “bebê”.

Então, graças à Pantone, o código de cores “Pantone 13-1520” vai corresponder ao Rose Quartz.

 

UM BEIJO.

 

Você também vai gostar!

2 Comentários

  • Reply Bruna Rup 11 de fev de 2016 at 21:01

    Ficou linda demais essa foto!! As cores deram super certo e ficou tudo perfeito!

    • Reply Dominique do Valle 11 de fev de 2016 at 21:22

      Foi mesmo! O engraçado é que o casamento foi um pouquinho antes do lançamento da cor! <3 As madrinhas deram um toque todo especial à escolha e também para a foto!

    Deixe um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.