GRAVIDEZ - 3 TIPOS DE DORES LOMBARES MAIS COMUNS
BABY PLANNER GRAVIDEZ MATERNIDADE

OS 3 TIPOS DE DORES LOMBARES QUE PODEM OCORRER NO FINAL DA GRAVIDEZ

Se você chegou ao terceiro trimestre de gravidez e as dores lombares apareceram, não se preocupe. Você não está sozinha. Estudos apontam que até 75% das mulheres apresentam o que os médicos chamam de lombalgia, em algum momento da gravidez.

A boa notícia é que não há nenhuma ligação entre dor nas costas e alterações na gravidez. Porém, sentir dor não é agradável e dificulta o dia-a-dia. Confira mais:

 

POR QUE SINTO DOR?

Na maioria das vezes, a dor aparece nos últimos meses, ou ela progride com a chegada deste período. Isso ocorre por causa das mudanças no corpo e as mudanças hormonais.

O órgão mais afetado e em constante transformação é o útero, que a cada dia que passa, se expande mais e mais. Isso faz com que o centro de gravidade do seu corpo seja deslocado, distendendo e enfraquecendo os músculos abdominais, afetando sua postura e aplicando pressão sobre suas costas. Outro motivo é a compressão de algum nervo lombar que também pode resultar em uma piora das dores.

TIPOS DE DORES NAS COSTAS

A DOR VERDADEIRA

Esta dor está relacionada às mudanças no corpo e principalmente ao peso extra na região abdominal, pois há uma sobrecarrega em seus músculos e o aumento da pressão nas suas articulações. Por isso, as dores podem ser piores no final do dia.

Talvez você já tenha se sentido menos estável, com dor e dificuldade em movimentos básicos como quando anda, fica em pé, senta por longos períodos, se movimenta na cama, levanta de uma cadeira mais baixa ou da banheira, se curva ou levanta objetos.

Isso acontece porque as alterações hormonais na gravidez afrouxam as articulações e os ligamentos que unem os ossos pélvicos à coluna vertebral, causando grande desconforto e dificultando as tarefas diárias.

 

CIÁTICA

Caracterizada por uma dor no nervo ciático, na base das costas, nas laterais, por inflamação ou pressão.

Ocorre quando o funcionamento do nervo é prejudicado, provocando fraqueza nas pernas e sensação de formigamento. Pode se estender para a parte posterior das pernas. Ou seja, este tipo de dor nas costas não é causada diretamente pelo bebê, e sim pela pressão no nervo.

Os números apontam uma maior probabilidade de desenvolver dor ciática na gravidez, mulheres que já apresentaram anteriormente.

Então, se faz parte deste grupo e pretende engravidar, vale a pena identificar quais as posições e movimentos que desencadeiam este tipo de desconforto, para que possa se prevenir durante a gravidez.

 

NA PARTE DE TRÁS DO QUADRIL

Comumente confundida com dor ciática, a dor púbica ou dor na parte de trás da pelve é frequente na gravidez.

Também chamada de dor na junta sacro-ilíaca, nome da articulação onde se iniciam os desconfortos.

Pode ocorrer no primeiro trimestre ou nos dias que antecedem o parto. No entanto, é mais relatada no segundo trimestre, quando o peso sobre a bacia passa a ser maior.

Esta dor pode parecer simples no início, mas, se não tratada por um especialista, pode se causar uma disfunção da sínfise púbica – quando os ligamentos que sustentam o osso pélvico alinhado se tornam frouxos, causando grande desconforto. Felizmente não é muito comum.

 

O QUE DEVO FAZER PARA ALIVIAR A DOR?

Independente do tipo ou intensidade de dor, é muito importante ter o acompanhamento de um especialista de confiança. Só assim você estará bem amparada e segura para aproveitar a sua gravidez com tranquilidade.

Algumas dores passam no final da gravidez, outras persistem no pós-parto. Sentir dor não é normal, além de ser bastante desagradável, pois afeta o sono e a rotina.

Geralmente, fisioterapia e acupuntura são os tratamentos mais indicados e eficientes nestes casos. O melhor disso é que são opções positivas e saudáveis, já que excluem um tratamento medicamentoso à grávida ou lactante.

Se você mora em São Paulo, a Clínica Dr. Hong Jin Pai & Associados é especializada em tratar suas dores, tornando a experiência da gestação mais leve e proveitosa. Além disso, eles possuem um corpo profissional altamente capacitado para determinar qual tipo de dor pode estar te afetando e qual o melhor tratamento a ser aplicado. Assim, você poderá desfrutar de todos os momentos de sua gravidez, atenuando suas dores lombares e tendo todo tempo dedicado ao seu bebê.

CLÍNICA DR. HONG JIN PAI & ASSOCIADOS
Al. Jaú, 687
(11) 3284-5947 | 3284-9393
WhatsApp: (11) 99160-4480

contato@hong.com.br
www.hong.com.br


 

 

 

 

Você também vai gostar!

4 Comentários

  • Reply Pri 4 de set de 2018 at 21:27

    Eu adorei o post!

  • Reply Camila Sasazaki 4 de set de 2018 at 21:26

    Adorei o post!
    Sempre tive medo dessas dores, graças a Deus elas ainda não chegaram!
    Sempre bom esse tipo de informação!
    Bjossss

    • Reply Dominique do Valle 9 de set de 2018 at 19:49

      Obrigada pelo carinho, Cami!
      Que coisa boa! Muita saúde para vocês! <3
      Beijos, Domi!

    Deixe um comentário

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.