PERÍODO FÉRTIL - SINTOMAS, COMO CALCULAR E ENGRAVIDAR - Blog Dominique do Valle
BABY PLANNER GRAVIDEZ

PERÍODO FÉRTIL – SINTOMAS, COMO CALCULAR E ENGRAVIDAR

O período fértil é o intervalo no ciclo menstrual, onde é possível que a mulher engravide. Outro ponto importante, além de atentar para quando o óvulo é liberado, é o tempo em quem o espermatozoide tem para fecundar o óvulo, já que eles sobrevivem no organismo até cinco dias – geralmente, o masculino dura três e o feminino até cinco.
Logo, o período fértil é a lacuna de seis dias, com fim na ovulação. Esse processo ocorre todos os meses, até a menopausa, iniciando entre 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação – existem fatores que podem alterar isso, e os poucos meses em que podemos simplesmente não ovular, consulte seu médico para mais detalhes.

Todo esse acontecimento causa mudanças no corpo da mulher, que podem ser perceptíveis, como aumento da libido e da secreção vaginal – mas nem todas observam, se você for uma delas, saiba que não tem nada de errado nisso. Uma forma mais prática de se saber se o período chegou é através dos dias da menstruação.

Se está se programando para engravidar ou tentando, é importante que saiba exatamente quando é o seu período fértil, pois isso ajuda a saber quando desse ter relação sexual com seu parceiro e aumentar as chances de engravidar.

Preciso confessar que quando comecei a estudar o assunto, fiquei com uma grande incógnita na minha cabeça que martelava sem parar, só pensando em por que a indústria farmacêutica e afins nos vendem a ideia de que temos que nos prevenir – muitas vezes com pílulas anticoncepcionais por anos à fio, se só ficamos férteis 6 dias no mês?! Fica aqui meu questionamento para que você possa passar essa mensagem para outras mulheres terem a escolha de repensar o que estão fazendo com seus corpos. Porque uma coisa é certa, nenhum método de ingestão de hormônio, localizado (ou não), é natural. Ok? E esse assunto não deveria mais ser um tabu.
Certamente abordarei esse assunto em outro post.

Voltando ao assunto, caso você não queira engravidar, conhecer sobre o assunto e saber quando é seu período fértil, também é muito útil. É o método que adoto e sinceramente acho o mais saudável. Tem dado certo, sou casada há 3 anos e lá se vão 12 anos de relacionamento e nem um filho até o momento. rs

 

SINTOMAS
Como relatei no início deste artigo, as mulheres mais antenadas podem perfeitamente identificar o período através de alguns sintomas conhecidos. O primeiro a chegar é o mais perceptível, aumento da secreção vaginal. Outros surgem com a liberação do óvulo, pelo ovário, até sua chegada as trompas de Falópio, quando estará pronto para ser fecundado pelo espermatozoide e iniciar a gravidez.

Veja todos os sintomas:

Secreção vaginal transparente (semelhante a clara de ovo):
Sem cheiro, clara e transparente – como clara de ovo –, e textura elástica. Ocorre com a liberação do hormônio “estradiol”, que aumenta a produção de líquido, favorecendo a lubrificação local e a entrada de espermatozoides no canal vaginal.

Aumento da temperatura corporal:
Neste período a temperatura basal pode aumentar cerca de meio grau, mais precisamente entre 0,3 e 0,8ºC – costumo usar um termômetro, devidamente higienizado, para verificar a temperatura, com um horário estipulado para a conferência com os demais dias. Os médicos recomendam medir a temperatura sob a língua, pela manhã, desde o primeiro dia do ciclo menstrual. Outros dizem que medir direto na vagina seria mais certeiro – é o método que prefiro utilizar. Assim que o termômetro marcar uma temperatura levemente mais alta, provavelmente é sinal do período fértil.

Libido aumentada:
Também ocorre pelo aumento da produção hormonal, com isso, a mulher tem mais desejo sexual.

Dor no baixo ventre:
Algumas mulheres sentem cólicas, outras pontadas (eu) e outras podem nem sentir. Este incômodo é um sinal de que se está ovulando. Isso ocorre porque o óvulo rompe uma estrutura que o envolve dentro do ovário, e este movimento pode causar essa sensação.

 

COMO CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL

Antes, é necessário saber quanto tempo dura ciclo menstrual. Normalmente, o primeiro dia do ciclo é o da descida da menstruação. Logo, o intervalo entre o início de cada menstruação é o seu ciclo menstrual.

Após esse passo, o cálculo é simples:

  1. Descubra quanto tempo dura seu ciclo menstrual. Caso esse número varie a cada mês, monitore os intervalos por três meses e tente calcular um tempo médio.
  2. Tendo em mãos a duração do ciclo, subtraia 14 deste número. Isso fará com que você descubra o dia da sua ovulação.
  3. Como o período fértil é o intervalo de seis dias que acaba no dia da ovulação, pegue a data obtida no passo 2, conte cinco dias para trás e você saberá seu período fértil. Por exemplo, se uma mulher tem um ciclo de 30 dias, sua ovulação deve ocorrer no 16º dia, ou seja, seu período fértil ocorre entre o 11º e o 16º dias do ciclo menstrual. Já uma mulher com ciclo de 28 dias terá a ovulação no 14º dia do ciclo, portanto ela é mais fértil entre o 9º e o 14º dias. Por fim, mulheres com ciclos de 26 dias ovularão no 12º dia do ciclo, ou seja, a fertilidade está em alta entre o 7º e o 12º dias do ciclo.

Mulheres que têm ciclos mais curtos ovulam mais cedo. Isso ocorre porque seu ciclo menstrual é divido em duas fases:

  • Fase folicular: em que os folículos ovarianos se desenvolvem
  • Fase lútea: em que o corpo se prepara para uma possível gravidez.

Esses dois períodos são divididos justamente pela ovulação e enquanto a fase folicular pode variar de mulher para mulher, a fase lútea sempre dura 14 dias (por isso subtraímos 14 nesta conta).

 

PERÍDO FÉRTIL E O CICLO MENSTRUAL

O ciclo menstrual normal, dura cerca de 28 dias, do primeiro dia da menstruação até o início da próxima. Cada ciclo desse é dividido em 3 fases:

  • Fase folicular: inicia no primeiro dia da menstruação e dura em média 12 dias.
  • Fase ovulatória: dura 8 dias, em média, e ocorre a ovulação, que geralmente ocorre na metade do ciclo. Por isso, se diz que a ovulação ocorre no 14 º dia, já que a base é calculada no ciclo de 28 dias.
  • Fase lútea: dura certa de 10 dias e prepara o útero para a chegada da menstruação.

Passadas as 3 fases, ocorre a menstruação, ou seja, o descolamento do revestimento do útero, conhecida pelo sangramento vaginal que comumente ocorre por 5 a 7 dias.

 

 


Você também vai gostar!

1 Comentário

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.