VIAJANDO COM O BEBÊ - PASSAPORTE E VISTO AMERICANO - Blog Dominique do Valle
BABY PLANNER LIFESTYLE MATERNIDADE

VIAJANDO COM O BEBÊ – PASSAPORTE E VISTO AMERICANO

passaporte-visto-americano-bebê-viagem

Pode ser que você nem queira pensar em burocracia tão cedo, mas nada impede que uma oportunidade de uma viagem apareça. Certo? Ao contrário do que se imagina, o processo é todo bem simples.
Para que esteja preparada para encarar esse processo, veja como fazer o passaporte e pedir o visto do seu bebê, neste post. 

Para o passaporte:

Primeiro deve acessar o site da Polícia Federal e na opção Requerer Passaporte preencher a solicitação. Fique ligada, nesta parte há um detalhe! Para menores você deverá informar quem deve acompanhar a criança na viagem, se apenas um dos pais (indistintamente), os dois (atenção aos pais separados ou que costumam viajar sozinho e pode vir a viajar com o filho sem o companheiro) ou outras pessoas. Isso será impresso no passaporte, facilitando e substituindo as autorizações em cartórios e juizados – lembro de toda essa burocracia que passava ao viajar, na infância -, que existiam até pouco tempo.
Outro ponto que merece atenção é o tempo de validade do passaporte. A duração do documento para bebês é diferente! Veja:

  • Até 1 ano de idade: válido por um ano
  • De 1 a 2 anos: válido por 2 anos
  • De 2 a 3 anos: por 3
  • 3 a 4 anos: 4
  • 4 a 18 anos incompletos: 5 anos
  • Acima de 18: 10 anos

Dito isto, realmente só se preocupe com essa burocracia, se necessário. Caso não tenha uma viagem em vista ou a possibilidade iminente, espere mais.

Depois de preencher, basta agendar a entrega dos documentos e pagar a taxa. A hora mais chatinha é separar todos os documentos, mas te ajudo com esta lista (lembre-se que os documentos devem ser originais, nada de cópia autenticada):

  • Certidão de nascimento
  • Identidade e CPF dos pais
  • Uma foto 5×7 com fundo branco, recente, colorida e sem data (diferente dos adultos, crianças menores de 3 anos precisam levar)
  • Protocolo e comprovante do pagamento da GRU
  • Se apenas um dos pais puder comparecer no dia, deve-se levar uma autorização com firma reconhecida, do cônjuge ausente, para a emissão do passaporte

Chegado o dia, a criança deve estar presente, geralmente essa parte é super rápida. Os funcionários conferem os documentos e emitem um comprovante, a ser usado para a retirada do passaporte, em uma semana ou um pouquinho mais – depende da demanda do local. Já para buscar, nem a criança nem os responsáveis precisam estar presentes, basta que a pessoa encarregada de buscar esteja com aquele comprovante em mãos.

Para o visto:

Parece óbvio, mas vamos deixar claro que os bebês são isentos de entrevista, ok?! Na verdade, isso significa que o representante do bebê não será entrevistado no Consulado Americano. O que é muito bom, pois torna o processo bem mais eficiente – tirei o visto em Recife e peguei uma fila na calçada do local! Chegando lá, deve preencher o formulário DS-160 no site. Depois pagar a taxa e marcar sua visita ao CASV – descubra se na sua cidade tem um. No dia agendado leve os seguintes documentos:

  • Passaporte
  • Recibo de pagamento da taxa
  • Página de confirmação do formulário DS-160
  • Foto 5×7 recente (pode usar a mesma do passaporte)
  • Fique ligada! Deve levar os passaportes dos pais, constando os vistos dos dois e uma xerox que pode ser solicitada na hora.

Apesar dos bebês serem livres de entrevista e terem o visto pré-aprovado, ele ainda pode ser negado. Por isso a importância da apresentação dos passaportes e vistos dos pais. Eles aumentam as chances de aprovação do visto em questão.
Ao preencher o agendamento você pode escolher se prefere que o passaporte seja entregue no seu endereço – se suas correspondências demoram mais do que o normal ou às vezes não chegam na sua casa, talvez seja um bom motivo para escolher busca-lo – ou se gostaria de buscar no CASV, o prazo é de mais ou menos 10 dias úteis. Algumas famílias relataram não ter demorado mais de 20/30min. em cada lugar.

Você também vai gostar!

Sem Comentários

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.