YOGA – INICIAÇÃO E VIDA SAUDÁVEL – Blog da Dominique do Valle
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YOGA – INICIAÇÃO E VIDA SAUDÁVEL

Há algum tempo, venho me aventurando por caminhos mais leves. Fugindo do estresse, da sobrecarga e buscando minha paz interior. (Até me afastei um pouco das redes sociais, afinal, o assunto que for realmente relevante estará escrito aqui e não em alguns stories que se apagam ou publicações que estarão esquecidas em algum aplicativo que, em pouco tempo, estará obsoleto.)

Tudo aconteceu de forma bem natural e sem influências externas. É como se eu estivesse concentrada no que meu corpo e mente precisam.

Após um ano afastada de qualquer atividade física (antes praticava funcional), voltei aos treinos. Estou reiniciando com calma e respeitando as limitações de um corpo sedentário. Tenho feito musculação, funcional, yoga e pilates.

Cada modalidade com um objetivo… perda de massa gorda, ganho de massa magra, flexibilidade, saúde e consciência corporal.


Quem me acompanha pelo Instagram já deve ter visto em alguns stories sobre estas novas atividades. Hoje vim contar um pouco sobre a yoga, que tem sido a atividade principal para uma vida saudável.

Yoga, oriunda da Índia, relacionada ao budismo e ao hinduísmo, é um termo sânscrito que representa uma filosofia de vida, existente há mais de 5000 anos. Reconhecida como um sistema holístico que trabalha o corpo e a mente em sincronia.

Se você, assim como eu, gosta de explorar as emoções, trabalhar os pensamentos e sentimentos, ter concentração e tranquilidade mental, fortalecimento do corpo, desenvolvimento da flexibilidade e ainda relaxar profundamente, acredite, esta prática é perfeita.

Assim como muitas coisas nessa vida, a yoga também possui suas ramificações e cada uma proporciona ações e atividades distintas para trabalhar o ser.

Mas relaxa, para praticar essa atividade não precisa dominar todos os conceitos e conhecer a história a fundo (se tiver um tempinho, vale a pena!). Basta se identificar e seguir em frente.

Aqui estão alguns pontos interessantes para quem também está iniciando agora, tem curiosidade ou que se identifica e não tem tempo de pesquisar em várias páginas. Vamos lá:

Antes de qualquer coisa, saiba que o ato de se exercitar tem um nome específico, que se chama Asana. Termo que significa postura fixa, ou seja, diferente das outras atividades, o Asana (postura) deve ser mantida por algum tempo. É como acontece com a “ponte”, para quem faz musculação ou funcional.

O foco inicial é a flexibilidade e a consciência corporal. Fazer cada movimento, alongamento e postura, com concentração total. É se desligar do mundo externo e ouvir o corpo, sentir a respiração e reconhecer os próprios limites.

A prática da yoga possui 8.400.000 Asanas, segundo as escrituras. Contudo, são 12 as posturas básicas que contém a essência e todos os grandes benefícios deste sistema encantador:

  1. Invertida sobre a cabeça (Sirshasana)
  2. Invertida sobre os ombros (Sarvangasana)
  3. O Arado (Halasana)
  4. O peixe (Matsyasana)
  5. A pinça (Paschimothanasana)
  6. A Cobra (Bhujangasana)
  7. O Gafanhoto (Shalabhasana)
  8. O Arco (Dhanurasana)
  9. Torção da coluna (Ardha Matsyendrasana)
  10. O Corvo(Kakasana) e Pavão (Mayurasana)
  11. Pinça vertical (Pada Hasthasana)
  12. O Triângulo (Trikonasana)

Além desses movimentos essenciais, existem outros quatro pontos que devem ser observados ao fazer os Asanas, que são: a respiração abdominal e a yoguica completa, o relaxamento adequado físico, mental e espiritual, a dieta adequada (a utilizada pelos yoguis é a vegetariana, considerada como pura, simples e natural) e o pensamento positivo e meditação.

A prática inteira proporciona uma experiência completa e libertadora do ser. Sinto uma conexão profunda com o meu íntimo e confesso que a melhor parte é o relaxamento, ao final de cada sessão. O que é perfeito para mim, já que os encontros que participo são a noite. Saio da academia super zen, pronta para tomar um bom banho e dormir.

Espero que goste!

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